Skip to content
Seu Melhor TCC

15 Ferramentas gratuitas para detectar plágio na monografia

Quer saber como driblar os textos plagiados? Veja esse post e descubra 15 ferramentas gratuitas para detectar plágio.

O plágio infelizmente é uma realidade na produção de diversos trabalhos acadêmicos, inclusive monografias. Indivíduos se apropriam de outros textos e levam o mérito pela escrita de outros autores.

Assim, as ferramentas gratuitas para detectar plágio foram criadas para impedir os malfeitores de passarem impunes. Atualmente o plágio é crime! Então se você deseja impedir a propagação de textos plagiados veja as plataformas a seguir, as quais lhe auxiliarão nesse processo.

Saiba também sobre: Formatação ABNT para TCC e Monografia

O que é plágio?

Plagiar um conteúdo é reproduzir a cópia parcial ou total de uma obra escrita por outro autor. Normalmente, a monografia (que é muito comum em produções acadêmicas) são as mais atingidas.

Uma vez que parte dos estudantes (ou até mesmo intelectuais) abusa do bom senso e se deixa levar pela facilidade do “copiar e colar”. A propagação dessa atitude errônea desvaloriza o esforço e trabalho do autor original.

A fim de conseguir conteúdos originais, as instituições passaram a aderir às ferramentas gratuitas para detectar plágio.

Quer saber quais são e não ter mais problemas com cópias? Então veja os 15 escolhidos abaixo.

Ferramentas gratuitas para detectar plágio

15 ferramentas gratuitas para detectar plágio na monografia

Conheça agora nossa seleção de 15 ferramentas que vai te ajudar a verificar plágio em seu TCC ou qualquer trabalho acadêmico.  Caso tenha interesse em fazer seu TCC/Monografia ou qualquer trabalho de faculdade ou ensino médio com especialistas clique no botão abaixo e conheça.

1. Google

Esse motor de busca é o mais comum para pesquisas no geral e é bastante utilizada pelos internautas. Para descobrir se o artigo foi copiado basta inserir algum parágrafo do texto e observar os resultados.

Caso apareça algum site contendo as mesmas informações significa que o texto já é existente. Podendo ou não pertencer ao autor em questão.

2. Plagium

Esse é um site avançado na busca por plágios, suas ferramentas são próprias para tal detecção. Além de possuir um design simples e fácil de usar, o Plagium funciona online.

Seus resultados de busca aparecem em uma linha do tempo, indicando o período em que as publicações dos textos foram realizadas. Além disso, o site fornece filtros (podendo selecionar o texto por relevância).

E, além disso, é possível comparar diretamente se existem semelhanças entre as partes indicadas.

O pacote gratuito disponibiliza a inserção de até 25 mil palavras. Após inseri-la no local indicado, o site faz uma varredura na internet e logo fornece os links iguais ou parecidos.

3. Plagiarism detect

Esse site oferece, gratuitamente, a análise de documentos e sites, a fim de impedir que o plágio se propague. Além disso, o usuário consegue anexar arquivos do próprio computador.

Após realizar a varredura, o site mostra a porcentagem de plágio atingida pelo arquivo/website em questão. Também são fornecidos links para realizar uma comparação com os textos.

Nesse site não é preciso colar o texto que deseja analisar, pois é possível inserir a URL e esperar que o aplicativo cumpra seu papel. Assim, o processo se torna mais ágil.

4. Anti-Plagiarism

O Anti-Plagiarism é uma das grandes ferramentas gratuitas para detectar plágio. Este software permite a análise de plágio em arquivos de formatos distintos. Tais como pdf, docx, rtf e doc.

5. DupliChecker

Através dessa plataforma é possível checar textos em até 1.000 caracteres. O DupliChecker permite tanto o upload do arquivo quanto a escrita do texto. Cabe ao usuário escolher a forma mais alternativa para seu uso.

6. PaperRater

Se você tem dúvidas se o seu trabalho pode estar sendo plagiado, o PaperRater irá te ajudar a esclarecê-la. Este site identifica milhões de texto pela internet.

Assim, o usuário decide se prefere usar a caixa de pesquisa ou anexar um arquivo para ser analisado.

7. CopySpider

Este software permite apenas o anexo de textos para análise de plágio. Ao baixa-lo você tem livre acesso à todos os seus benefícios.

Para isso, basta anexar o arquivo em questão e, mediante da informação do seu e-mail, o aplicativo começa a varredura em diversos sites pela internet. Após finalizar ele exibe a porcentagem de cópia.

Caso o número esteja vermelho significa dizer que há um nível de plágio acima de 3% (que não é adequado). Além disso, é possível comparar os sites com o texto em questão, podendo mudar as partes semelhantes.

8. SeeSources

Esse site funciona online e de forma bem simples: o usuário anexa um documento e inicia a checagem. Tal plataforma além de considerar os sites na vistoria, ainda conta com um acervo de 20 mil revistas científicas.

A plataforma oferece a versão gratuita e nela é disponibilizada a emissão de um relatório informando o plágio.

9. PlagTracker

As ferramentas gratuitas para detectar plágio são diversas, e a PlagTracker é uma delas. Apesar da plataforma está em inglês, é possível traduzi-la utilizando o Google Tradutor na barra de pesquisas.

Sua versão gratuita conta com a análise em diversos sites e pode ser utilizada por um tempo considerável. Ademais, a inserção do texto fornece facilidade ao usuário em detectar o plágio.

10. Plagius

O Plagius é uma ferramenta completa na busca por textos plagiados. Ao inserir o texto que deseja analisar, ele emite uma análise gráfica, indicando as porcentagens de cópias detectadas ali.

11. Farejador de Plágio

Esse identificado brasileiro consegue buscar dados e informações em diversos sites da web. Assim, o Farejador Plágio fornece os resultados das pesquisas em formato word, descrevendo criteriosamente todo o documento.

12. Plagiarisma

Uma das mais conhecidas ferramentas gratuitas para detectar plágio possui um design simples e fácil de ser manuseado. A Plagiarisma apresenta um serviço de análise de textos rápido e eficiente.

Além de ser um serviço online, também expõe a contagem das páginas com a identificação dos textos e caracteres.

13. CopyLeaks

O CopyLeaks verifica se há plágio no seu texto a partir do rastreio da nuvem. Assim, é monitorada toda a distribuição do conteúdo online e comparado com o anexo em questão.

14. NoPlag

A cópia de textos na internet tem se tornado cada vez mais constantes. Por isso, o NoPlag é uma plataforma criada para prevenir tais ocorrências. Apesar da linguagem inglesa, seus serviços são práticos e fáceis de usar.

15. Grammarly

Sua interface fácil e limpa garante sua eficácia no processo de detectar textos plagiados. Este site compara mais de 8 bilhões de palavras em sites na internet.

Não quer ter problemas com plagio?

Mas se vai fazer seu TCC e não quer ter problema com plágios em seu trabalho acadêmico sem precisar recorrera a ferramentas gratuitas para detectar plágio na monografia, aconselho você a conhecer a plataforma de serviço especializado em TCC e outros trabalhos acadêmicos?

 

Gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (3)

[…] quando for elaborar os seus trabalhos da faculdade. Só não se esqueça de citar as suas fontes para não cometer o plágio. Bons estudos e boa […]

Responder

[…] Sempre que usar uma frase que não foi construída por você, cite. Aliás, lembre-se que plágio é […]

Responder

[…] Sim, é possível! Com a informatização das universidades, criaram-se muitas “bibliotecas virtuais”, locais onde poderá encontrar modelos de trabalhos já realizados. É possível baixar e tirar uma ideia de como o trabalho poderá ser feito, umas vez que, não pode copiar e também não é justo, além do que, com os sites e software anti-plagio (15 ferramentas para detectar plágio). […]

Responder