Skip to content
Seu Melhor TCC

Et al. ABNT: Como, quando usar e exemplos

Surpreendentemente em algum momento do seu trabalho científico você se depara com Et al ABNT. Provavelmente esta expressão lhe causará uma certa dúvida ou mesmo dificultará sua compreensão acerca do conteúdo.

Contudo, este termo em latim não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal ele irá auxiliar na escrita de sua produção técnica. Por isso esteja atento as informações a seguir, que lhe ajudarão a entender e utilizar da melhor forma.

Significado de et al.

Inegavelmente o termo et al. é comumente encontrado nos mais diversos tipos de trabalhos científicos. Entretanto, algo desconhecido por parte das pessoas é que esta é a abreviação de três expressões com o mesmo significado.

Logo as abreviações são: et aliae na forma feminina, et alii no masculino e et alia no neutro. Embora as escritas sejam um pouco diferentes, elas significam “e outros” ou “outras” se referindo aos autores da obra referenciada.

Isto ocorre, pois, em diversas obras é comum ter várias pessoas responsáveis pela autoria desta. Assim visando abreviar esta informação, este termo é utilizado para que o leitor compreenda sem que os autores sejam citados.

Contudo, apesar de ser algo simples e fácil de utilizar agora que você sabe o significado deste termo. Todavia para que seu uso seja feito de forma correta é necessário estar atento a norma que rege sua produção.

Saiba mais em outro dos nossos artigos:

Como usar et al. conformas normas ABNT

A princípio a utilização deste termo em latim deve ocorrer conforme a norma da ABNT vigente, pois, cada uma possui suas particularidades. Nesse sentido as produções brasileiras costumam utilizar o et al. ABNT.

Visto que a Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por definir a estruturação das mais diversas categorias de textos. Assim é possível encontrar indicações para o uso correto desta expressão na NBR 6023:2018.

Pois, a mesma trata a respeito das referências bibliográficas de produções acadêmicas. Bem como já citado o termo irá atuar na abreviação dos nomes dos autores. Assim sendo para obras com quatro ou mais responsáveis.

Portanto, seu uso pode ser feito em diferentes momentos ao longo de todo o texto, como será mostrado posteriormente. Contudo, o mesmo deve apresentar o nome do primeiro autor e logo em seguida o termo et al.

Et al. ABNTQuando usar

Assim como já foi mencionado anteriormente, a funcionalidade do termo et al. ABNT pode ser útil de diferentes formas. Pois, as referências de uma obra ou trechos dela, deverão obedecer ao formato estabelecido pela norma regente.

Decerto a presença da referência costuma ocorrer principalmente ao final do texto, uso mais conhecido. Contudo, a mesma poderá ser utilizada ao longo do corpo do textual, como é o caso de citações.

Além das referências finais e do corpo do texto, elas também podem ser usadas em notas do rodapé. Contudo, é válido lembrar, que seu uso só deve ocorrer quando este recurso for necessário.

Isto é, sempre que a obra a ser mencionada ao longo da produção, apresentar menos de quatro autores. Em síntese neste caso é necessário apresentar o nome de todos os responsáveis pela autoria.

Uma das maiores dificuldades na construção de um trabalho acadêmico é a parte das referencias, como citar, como referenciar, ai surgem muitas dúvidas, há regras e normas especificas para cada coisa e isso de ficar perdendo seu precioso tempo que poderia usar para estudar o tema para apresentar ou fazer qualquer outra coisa relacionada ao seu trabalho, está perdendo dias, semanas ou até meses fazendo estas referencias, não é mesmo? E se você soubesse que existe um serviço que pode te ajudar a nesta etapa ou em outras se assim o quiser, iria te ajudar muito, não?

Então conheça a Studybay Brasil, uma empresa especializada em ajudar nestes tipos de trabalho ou no que precisar, fizemos aqui um post falando um pouco do serviço deles, vale a pena ler (Studybay Brasil: Serviço de escrita acadêmica)

Exemplos

Bem como foi mencionado as diferentes formas de apresentação do termo et al. ao longo do texto anteriormente. Confira a seguir alguns exemplos de como pode ser feito o uso correto em:

  • Citação;

Para Oliveira et al. (2016, p. 9), concluíram em suas pesquisas, “o número de pessoas dispostas a empreender nos setores alimentício e de vestuário cresceu em 60% nos últimos anos”.

  • Destaque;

Concluíram em suas pesquisas, “o número de pessoas dispostas a empreender nos setores alimentício e de vestuário cresceu em 60% nos últimos anos”. (Oliveira et al., 2016, p. 9, grifo do autor).

  • Referência final;

Oliveira, T. C. et al. O crescimento das microempresas no setor alimentício e de vestuário na cidade de São Paulo. São Paulo: Editora Céu, 2016.