Skip to content
Seu Melhor TCC

Conclusão de TCC: Dicas para fazer uma campeã

Para concluir uma graduação em uma universidade é necessário apresentar o trabalho de conclusão de curso. A princípio, é um documento dividido em tópicos a serem discorridos, entre eles, a conclusão de TCC.

O TCC ainda é um terror para muitos universitários. Porém, com as orientações necessárias é possível desenvolver seu projeto sem grandes complicações. De tal forma que realmente sinta prazer neste trabalho.

Uma das partes principais de seu trabalho é a conclusão. Com a finalidade de encerrar em grande estilo toda a sua pesquisa e análise. Dessa forma, aprenda neste artigo como fazer um encerramento campeão, com todos os pontos que devem ser utilizados.

A finalidade da conclusão

Há um ditado que diz que “o melhor fica para o final”. Assim é a conclusão de TCC, uma das partes mais aguardadas do trabalho acadêmico. Afinal, ela será um grande resumo apresentando todos os pontos discorridos em sua pesquisa.

Ela deve conter o tema, resultados obtidos e as considerações dos pesquisadores. Porém, um dos aspectos mais importantes é que ela traga a resposta para os problemas levantados.

De forma resumida, quem ler sua conclusão deve conseguir entender o contexto geral de seu trabalho. Bem como a sua linha de pesquisa e as respostas obtidas ao longo da análise e estudo do tema proposto.

Aliás, é importante ressaltar que a deve seguir as orientações da instituição. Ou seja, verifique se há um padrão a ser seguido e se existem recomendações. Por exemplo, número de páginas limite para a dissertação.

conclusão

Apresente o tema e sua relevância

Há alguns pontos que são importantes para que sua conclusão de TCC seja campeã. Por exemplo, é essencial que você a inicie retomando o tema de sua pesquisa. Afinal, foram páginas e páginas com muitos conteúdos, então o leitor deve se situar novamente.

Porém, esta apresentação do tema não deve mais ter aquele caráter questionador que havia na introdução. Aliás, nela você deve realmente concluir o tema, como o próprio nome diz. Desta forma, traga a abordagem para contextualizar.

Já nesta apresentação, retome novamente a importância e relevância do seu tema. Logo, mostre ao leitor o motivo que impulsionou sua pesquisa. Bem como o motivo que o assunto que merece uma análise e estudo.

De modo geral, você deve apresentar qual foi a sua contribuição acadêmica com o trabalho de conclusão de curso. Portanto, seja sucinto, mas extremamente certeiro na contextualização das informações.

Apenas com a apresentação do tema pronta para contextualizar o leitor você deve continuar a construção de sua conclusão. Assim, fará com que as pessoas que consumam sua pesquisam sigam um raciocínio lógico.

Saiba também sobre:

Mostre resultados e faça sugestões

Em seguida, é o momento de apresentar os resultados obtidos com sua pesquisa. Afinal, a conclusão de TCC deve também reforçar todas as descobertas alcançadas e apresentadas anteriormente.

Os resultados devem responder seus questionamentos iniciais e mostrar a relevância do seu tema de pesquisa. Ou seja, os dados obtidos devem ter uma importância em sua área de pesquisa, independente de qual seja.

No início de seu trabalho foram traçados objetivos pretendidos em sua pesquisa e é na conclusão que devem ser finalizados. Assim, você deve demonstrar se foram ou não alcançados. Bem como se os seus questionamentos foram respondidos.

Talvez ainda seu tema escolhido dê possibilidades de novas pesquisas e continuidade. Então, sugira o que mais pode ser pesquisado ou questionado. Além de abrir um aprofundamento maior, é possível que siga sua pesquisa para uma futura pós-graduação.

Desta forma, por mais óbvio que pareça, deixe visível quais os resultados obtidos em sua pesquisa e a conclusão final. Logo, não devem restar dúvidas aos leitores e acadêmicos sobre o tema de sua escolha e as informações coletadas.

O que deve evitar

Para que sua conclusão de TCC seja campeã é importante também evitar algumas coisas que podem prejudicar seu desempenho. Por exemplo, nunca adicione informações novas logo no final do trabalho, quaisquer dados obtidos devem estar no desenvolvimento do TCC.

Outra coisa que o autor deve evitar são citações na conclusão. Afinal, você pode apresentá-las durante todo o desenvolvimento. Desta forma, deixe o final para que sejam suas conclusões, com suas palavras.

Evite também inserir imagens, tabelas ou mapas, eles devem estar nos capítulos de desenvolvimento. Em resumo, a conclusão deve ser algo apenas que contextualize informações e não que as apresente completamente.

Lembre-se que não há verdades absolutas. Ou seja, as informações obtidas em sua pesquisa estão passíveis de questionamentos. Além disso, com o passar do tempo, os dados e levantamentos feitos por você passam a ser obsoletos.

Por fim, evite em sua conclusão “encher linguiça” apenas para atingir um grande número de páginas. Assim como dito, é importante que seja sucinto e claro, para que todos compreendam os resultados e conclusões do autor.

Conclusão ou consideração

Uma dúvida de muitos acadêmicos ao realizar o trabalho final é se conclusão e consideração são a mesma coisa. Apesar dos dois possuírem um mesmo sentido, suas abordagens são diferentes.

A conclusão de TCC é a resposta final para sua pesquisa. Ou seja, não há mais possibilidades, você encerrou aquele tema dentro da proposta inicial. Assim, concluindo todo o desenvolvimento da temática.

Já a consideração tem um caráter mais reflexivo. Desta forma, permite que o autor apresente suas considerações, com mais chances de serem questionadas e revistas pelos leitores.

Em suma, a conclusão tem um caráter mais concreto e de encerramento para seu trabalho acadêmico. Logo, deve apresentar informações consistentes e que finalizem sua pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *