Skip to content
Seu Melhor TCC

Como fazer citação ABNT: Direta e indireta (NBR 10520)

Aprenda a fazer a citação ABNT e não tenha problemas no seu TCC ou monografia ou qualquer trabalho acadêmico 📝.

Já ouviu falar em citação ABNT? Sabe para que e quando ela é utilizada? Conhece a formatação exigida de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)?

Como você já deve ter percebido, o trabalho acadêmico, seja ele qual for, vai muito além de simplesmente produzir um bom conteúdo, mostrar os resultados da sua pesquisa e discutir ideias. Ele precisa também ser apresentado da forma correta, seguindo os padrões estabelecidos pela ABNT.

E existem diversas normas ABNT, não apenas para o texto propriamente dito, mas para cada um dos elementos que fazem parte do trabalho, como os elementos pré e pós-textuais.

Neste artigo vamos falar especificamente sobre a citação ABNT NBR 10520. Abordaremos o que elas são, sua importância e como formatar e referenciar corretamente. Fique com a gente até o final deste artigo e não erre no seu TCC ou monografia.

O que é citação

Antes de continuarmos, é fundamental que você entenda, de uma vez por todas, o que é citação. Portanto, citação é o ato ou efeito de citar, de fazer referência a alguém ou alguma coisa.

Através da citação é possível transmitir a opinião ou ideia de outro autor, exatamente da forma como ela foi dita por ele. Lembrando que o autor deve ser obrigatoriamente indicado.

Qual a importância da citação ABNT em um trabalhado acadêmico

Assim como as referências bibliográficas, as citações são importantes para dar suporte teórico ao trabalho que você desenvolveu.

Ao produzir um trabalho acadêmico (TCC ou monografia, tese, dissertação) é importante lembrar que a primeira parte do texto é puramente um levantamento bibliográfico. Ou seja, você irá mostrar o que outros autores fizeram antes de você.

Isso significa que nenhuma das ideias e insights apresentados neste trecho são seus. Eles foram pensados, discutidos ou descobertos por outras pessoas, e essas pessoas devem ser mencionadas no texto.

A forma de fazer isso, e dar crédito ao autor dono da descoberta ou da ideia é através da citação. Sem essa informação, o leitor pode vir a crer que você é a primeira pessoa que está dizendo isso, o que não é exatamente verdade.

Citação ABNT

Tipos de citações para TCC

A ABNT possui uma norma específica para normatizar a apresentação de citações em textos acadêmicos, é a NBR 10520. Nesta norma, as citações são divididas em três tipos diferentes:

  • citação direta;
  • citação indireta;
  • citação da citação.

A seguir veremos detalhadamente cada um deles.

O que é citação direta

O primeiro tipo de citação ABNT que vamos abordar é a citação direta. Ele consiste em transcrever literalmente um texto, exatamente da forma como ele foi escrito pelo autor.

É fundamental lembrar que o autor do texto deve vir mencionado logo em seguida, caso contrário você poderá ser acusado de plágio.

O que é citação indireta

Já na citação indireta a ideia original deve ser apresentada mas não de forma literal, ela é reescrita com as palavras de quem está fazendo o trabalho.

Ou seja, você lê o texto original, entende a ideia que o autor quis transmitir, e reescreve com as suas próprias palavras. Este é o tipo mais comum de citação em algumas áreas acadêmicas.

Citação de citação

Já o terceiro tipo de citação ABNT ocorre quando você faz uma citação que você viu em um texto, mas que não é o texto original. Pode parecer confuso, mas calma que explicamos.

Vamos supor que você estava lendo um artigo ou livro, viu que tem uma ideia interessante relacionada ao tema do seu trabalho e quer ler mais a respeito, mas que esta ideia não é do autor deste artigo ou livro, na verdade é de uma terceira pessoa.

Você então olha a lista de referências do artigo ou livro e começa a procurar por este texto, mas, por algum motivo, você não encontra ou não consegue ter acesso ao texto original.

Ainda considerando que a ideia daquele terceiro autor é interessante e importante de ser mencionada no seu TCC, você quer citá-la mesmo assim. Para isso você faz uma citação da citação. Entendeu?

Para situar o leitor do seu TCC, a ABNT tem uma norma específica de fazer estar citação. Assim o leitor sabe que o autor não teve acesso ao testo original. A seguir mostraremos como fazer esta citação.

Regras gerais de apresentação da citação ABNT

A NBR 10520:2002 apresenta algumas regras gerais para apresentação da citação ABNT. A primeira delas é relacionada à localização das citações, que podem ser apresentadas tanto no texto, quando como notas de rodapé.

Quando o nome do autor vem mencionado entre parênteses, ele deve ser escrito em letras maiúsculas.

Como fazer citações diretas em texto de até três linhas

Quando uma citação direta é feita, caso o texto tenha até três linhas, ele pode vir no meio do texto, destacado entre aspas duplas, caso o o sobrenome do autor for colocado no corpo do texto, apenas a inicial do sobrenome é escrita em letra maiúscula. Mas se o sobrenome for apresentado dentro dos parênteses, deve ser escrito em letras maiúsculas; Veja estes exemplos:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos […] ativos […]”.

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

Segundo Sá (1995, p. 27): “[…] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana […]”.

Como fazer citações diretas em texto de mais três linhas

Entretanto, nos casos em que a citação tiver mais do que três linhas (citação longa), ela deve ser apresentada em uma nova linha, com recuo da margem esquerda de 4 cm, o tamanho da letra deverá ser menor do que a utilizada no texto e o trecho deve ser apresentado sem aspas. Confira o exemplo abaixo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

Como fazer citações indiretas

Para as citações ABNT indiretas pode ser feitas de duas formas. Em ambos os exemplos o nome do autor e o ano devem ser mencionados, já que isso facilita o leitor a encontrar a referência na lista de referências bibliográficas. Confira estes exemplos:

De acordo com Morais (1955) há presença de concreções de bauxita no Rio Cricon.

Há presença de concreções de bauxita no Rio Cricon (MORAIS, 1955).

Como você pode observar, a citação pode vir tanto no início, quanto no final da frase. E lembre-se o sobrenome do autor só virá com letras maiúsculas se estiver entre parenteses.

Como fazer citações da citação

Para fazer a citação da citação, de acordo com a NBR 10520, você utilizará uma forma bastante semelhante a da citação indireta. Como já dissemos acima, a citação de citação é usada quando  um segundo autor faz uma citação de uma obra que não teve acesso. Assim cita-se o sobrenome do autor da ideia original, seguido da expressão apud, ou citado por.

Veja os exemplos a seguir:

Para Glover, Ronning e Reynolds (apud EYSENCK, 1999, p. 235) “A criatividade é um assunto muito complexo”.

O processo criativo do ser humano é visto como o processo de fazer, de dar a vida (WEBSTER apud MAY, 1996).

Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser […]

Um detalhe importante é como este tipo de citação deve aparecer na lista de referências bibliográficas ABNT.◀

EYSENCK, Hans. As formas de medir a criatividade. In: BODEN, Margaret A (Org.). Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MAY, Rollo. A coragem de criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

Como e quando citar em notas de rodapé

As notas de rodapé podem ser utilizadas tanto como notas de referência. Neste caso elas devem ser numeradas no texto com números arábicos, na ordem em que aparecem. Esta numeração deve ser única e consecutiva ao longo do texto inteiro. Por exemplo:

8 FARIA, José Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 1994.

Vale lembrar que neste caso elas devem seguir a mesma formatação das referências bibliográficas ABNT.

As notas de rodapé também podem ser utilizadas como notas explicativas. A numeração deverá ser feita da mesma forma que mencionamos acima. Veja o exemplo:

No texto:

O comportamento liminar correspondente à adolescência vem se constituindo numa das conquistas universais, como está, por exemplo, expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente.1

No rodapé da página:

_______________________________

1 Se a tendência à universalização das representações sobre a periodização dos ciclos de vida desrespeita a especificidade dos valores culturais de vários grupos, ela é condição para a constituição de adesões e grupos de pressão integrados à moralização de tais formas de inserção de crianças e de jovens.

Grifo em citação direta

Em alguns casos, pode ser que você considere determinada expressão ou ideia dentro de uma citação direta mais importante e queira destacá-lo do restante.

Para isso você pode se utilizar do recurso chamado grifo. Ele nada mais é do que destacar o trecho utilizando-se de negrito ou itálico. Entretanto, esse grifo deve ser mencionado na citação, com a expressão “grifo nosso”. Por exemplo:

“[…] para que não tenha lugar a producção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade.” (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).

Como fazer citação de documentos de internet

A utilização de sites e documentos digitais na produção de trabalhos acadêmicos é cada vez mais comum. Vale lembrar que é preciso apenas tomar cuidado para que a fonte de pesquisa seja confiável.

Caso você utilize a internet como fonte de consulta, deve colocar o nome da página consultada dentro dos parênteses e a data de publicação.

“As profundas mudanças que vêm ocorrendo em todo o mundo exigem contínua inovação. E isso, é claro, também é visto no mundo educacional, que demanda novos métodos pedagógicos.”(ESTANTE MÁGICA, 2018)

Caso não tenha data de publicação, deve informar a data em que o documento foi acessado.

“A educação é um processo longo e complexo, que não se limita ao espaço da sala de aula, nem tampouco à relação entre os professores e os alunos.” (RESPEITAR É PRECISO, acesso em 14 out. 2019).

Sistema de chamada autor-data

Até agora nós mostramos a citação através do sistema de chamada autor-data. Este sistema consiste em mencionar o sobrenome do autor ou nome da instituição, seguido pelo ano de produção.

Existem diferentes formas de fazer essa citação, dependendo de algumas características. São elas:

  • Quando o nome do autor é utilizado na construção da frase: Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo.
  • Caso haja coincidência do sobrenome, a inicial do nome deve ser também mencionada: (BARBOSA, C., 1958) e (BARBOSA, O., 1959).
  • Quando o autor possui mais de uma referência com o mesmo ano de produção: (REESIDE, 1930a) e (REESIDE, 1930b).
  • Quando o mesmo autor possui diferentes publicações em diferentes anos, as datas devem ser separados por vírgula: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995).
  • Quando a citação possui dois ou três autores, o sobrenome dos autores deve ser separado por ponto e vírgula: (CORREA; COSTA, 1999) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998)
  • Quando a citação possui diversos autores, somente o sobrenome do primeiro autores deverá aparecer, e vir seguido por “et al.”: (CRUZ et al., 1998)

Neste tipo de sistema de chamada, a lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética no final do texto ou capítulo.

Sistema de chamada numérico

Já no sistema de chamada numérico, as citações ABNT devem ser indicadas através de numeração única e consecutiva, utilizando-se algarismos arábicos. Neste caso, ele pode ser exibido entre parênteses ou sobrescrito. Veja o exemplo:

Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.” (15)

Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.”15

E a lista de referências deve ser preparada seguindo-se a ordem em que as citações aparecem no texto.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI