Skip to content
Seu Melhor TCC

Apresentação de TCC – Slides ou poster: saiba como montar a sua

Saiba como montar e como se preparar para a sua apresentação de TCC.

A hora de fazer a apresentação de TCC é sempre geralmente um momento bastante tenso para os alunos. Isso porque além do estresse do final do curso, ainda tem aquele famoso medo de falar em público.

Pensando em te ajudar a tirar a nota máxima no seu TCC ou monografia, nós preparamos uma série completa de artigos com orientações de formatação para você preparar o documento escrito.

E, para não te deixar na mão em um momento tão importante, vamos dar também algumas dicas de como montar a apresentação de TCC e de como se preparar para o dia da defesa.

Fique com a gente até o final deste artigo, e acompanhe os demais artigos da série e garanta nota máxima!

apresentação de TCC

Apresentação de TCC: poster ou slides?

A forma como o seu trabalho acadêmico será avaliado depende da instituição e de qual nível você acadêmico você está. Vamos falar de cada um deles.

No TCC, ou trabalho de conclusão de curso, mais comum nas universidades durante a graduação, para a obtenção do título de bacharel, o tipo de apresentação pode variar bastante.

Em algumas instituições o aluno preciso preparar uma apresentação de slides, o famoso Power Point, e apresentar o trabalho para uma banca examinadora. Em outros casos, o aluno precisará preparar um poster. E há ainda as instituições que exigem apenas o trabalho escrito.

Já para quem está fazendo uma apresentação para obtenção do título de Mestre (mestrado) ou de Doutor (doutorado), então a apresentação do trabalho através de slides para a banca examinadora é obrigatória.

Portanto, se você é aluno de graduação, confirme com o manual da sua instituição ou com o professor responsável qual é a forma de realizar a apresentação de TCC exigida. A seguir vamos falar sobre cada uma delas.

PRECISA DE AJUDA PARA MONTAR SUA APRESENTAÇÃO? ENTÃO CLIQUE AQUI

Apresentação de TCC por pôster

Agora que você já sabe que a sua apresentação será por pôster, é hora de colocar a mão na massa. Fique atento pois as universidades possuem diferentes exigências com relação ao tamanho do pôster e tamanho de letras utilizadas.

O seu pôster pode ser preparado utilizando o Power Point. Para isso, basta efetuar a configuração do tamanho do slide. Em seguida é só começar a adicionar o texto e imagem.

A primeira informação que deverá constar no seu pôster é o nome do trabalho. Ele deve ser escrito de preferência centralizado e em fonte maior do que as demais. De forma a deixar o título destacado.

Logo em seguida, deverá ter o seu nome, e logo depois, na mesma linha, o nome do seu coorientador caso haja, e por último o nome do seu orientador.

A ordem de apresentação dos nomes em um trabalho acadêmico é extremamente importante. O primeiro autor é aquele que escreveu o trabalho e que desempenhou mais funções durante o desenvolvimento do texto.

Por último, deve vir o nome do orientador, que é aquele que tem mais experiência na área e que supervisionou o desenvolvimento do trabalho.

Lembre-se que o pôster é um recurso visual, portanto ele deve ser atrativo para que as pessoas queiram ler o que tem nele. Pôster com muito texto são cansativos e em geral desencorajam as pessoas de se aproximarem.

Portanto, utilize pouco texto, tente resumir e colocar somente as informações que forem mais importantes, apresente os resultados em forma de gráfico ou tabela, material e métodos podem ser apresentados com setas e fotos apenas.

Veja aqui modelos de postes.

Tipografia e formatação de texto


Um critério bem comum para diferenciar grupos de letras segundo seu desenho é a presença ou ausência de serifa.

Serifa é o nome que damos em tipologia aos cantos arredondados nas terminações dos desenhos das letras. A Times New Roman, por exemplo, é uma letra com serifa. A Arial e a Helvética são letras sem serifa.

letras com e sem serifa
Letras com e sem serifa
  • Letras com serifa são adequadas a textos longos, como artigos e livros.
  • Letras sem serifa são adequadas a textos técnicos, como manuais, e textos de destaque, como títulos e subtítulos.

Uma regra geral bem eficiente é escolher fontes com serifa para o corpo do texto do pôster e letras sem serifa para títulos e gráficos e tabelas.

Um bom modo de obter textos em tamanhos legíveis, porém compactos, é o emprego de letras de desenho comprimido, como a Arial Narrow e a Impact. A Impact pode ser muito eficiente em títulos e a Arial Narrow no corpo do texto.

Vídeo dica sobre apresentação por postes

Apresentação de TCC por slides

Para aqueles que precisarem fazer a apresentação de TCC por slides é imprescindível lembrar que os slides são um recurso visual, ou seja, não adianta encher os slides de textos.

Geralmente as instituições de ensino deixam livre para que aluno faça a formatação que ele quiser nos slides. Entretanto é bom ter cautela.

Cores muito fortes ou chamativas além de letras muito pequenas ou que sejam difíceis de serem lidas devem ser evitadas. A dica aqui é utilizar as letras padrões, como Arial, Times New Roman ou mesmo a Calibri.

Outra coisa importante é seguir um padrão de formatação. Apresente o título de cada um dos slides sempre no mesmo tamanho de fonte e com o mesmo tipo de formatação (negrito, itálico ou sublinhado).

Os slides devem ser preparados de forma que tenham pouco texto. A parte escrita deve ser, idealmente, utilizada apenas para que você se lembre do que precisa falar em cada um dos slides, sem precisar ler o que está escrito. Falaremos mais a respeito da apresentação oral a seguir.

Assim como no pôster, a apresentação de TCC por slide deve conter imagens que sejam atrativas e que façam o espectador prestar atenção.

Aproveite que o a apresentação de Power Point oferece o recurso de animação, e utilize ele na hora de explicar a seção de material e métodos por exemplo. Inserindo setas e fotos para cada um dos passos seguidos.

Mas é bom ter cuidado e não colocar efeitos a cada figura que aparece ou conforme você muda o slide. Isso pode deixar a apresentação cansativa e fazer com que o espectador ou banca não prestem atenção.

apresentação slide power point

Observação

E é bastante gentil que ao final da apresentação você inclua um slide de agradecimento às instituições e pessoas que auxiliaram durante a execução do trabalho. Não esqueça de agradecer à instituição de ensino e ao seu orientador e co-orientador.

Apresentação oral do TCC

Independentemente do tipo de apresentação de TCC que você precise fazer, uma coisa é certa, você precisará fazer uma apresentação oral. Ou seja, você precisa, no mínimo, saber explicar o que você fez durante o trabalho.

Entretanto, no caso do pôster, a apresentação será feita para um ou mais membros da banca avaliadora, geralmente professores do curso. Em algo mais semelhante a uma conversa.

Mas fique atento, apesar de parecer ser mais informal não use gírias, lembre-se de utilizar os termos adequados para a sua área, afinal de contas você está se tornando um especialista no assunto, deixando de ser leigo.

Já para quem precisar fazer a apresentação com Power Point a preparação é mais do que essencial. Isso porque você terá entre 15 e 20 minutos para explicar tudo o que foi feito no seu trabalho.

Ou seja, o tempo de apresentação precisará ser dividido entre explicar a importância da pesquisa e o objetivo (introdução); quais os recursos utilizados para responder as perguntas feitas, os resultados obtidos e como ele pode ser comparado com o que já foi feito anteriormente na área (desenvolvimento) e conclusão.

Isso significa que você precisa praticar bastante para não se perder. A seguir daremos mais dicas a respeito de como se preparar para a apresentação.

Como se preparar para a apresentação oral do TCC

Ficar nervoso nesse momento é mais do que o normal. O medo de falar em público pode ser inclusive uma grande barreira, mas acredite, ele pode ser superado com muito treino.

Existem diferentes técnicas de se preparar para a apresentação. Veja algumas dicas:

  • Escreva todo o texto que você irá falar. Desde o “Bom dia, meu nome é Ana e eu vou apresentar para vocês meu trabalho de conclusão de curso…”
  • Em seguida pratique muito, sozinho(a), com o cachorro ou gato, com os amigos, com a família, no espelho, da forma que você preferir.
  • Uma técnica que ajuda muito é gravar o áudio da apresentação. Assim que terminar escute o que você gravou. Neste momento, além de te ajudar a guardar o que você precisa falar, ainda ajuda a perceber aqueles pontos da apresentação em que você ainda está um pouco inseguro.

Uma coisa é certa, se você quiser ir bem na apresentação é preciso treinar, e muito. Não deixe para a última hora. Se possível comece a treinar pelo menos 1 semana antes da apresentação oficial. Repita a apresentação várias por dia se possível.

É muito importante que durante esses treinos você também cronometre quanto tempo dura a apresentação do seu TCC. Lembre-se do tempo que você terá para falar, tente adequar o conteúdo, nem rápido demais, e sem estourar o tempo.

Respondendo à banca avaliadora

A banca avaliadora provavelmente fará algumas perguntas relacionadas ao trabalho que você acabou de apresentar e à parte escrita. Lembre-se que eles leram a sua versão escrita do texto também.

Nesse momento o mais importante é manter a calma, respirar fundo, responder as perguntas que forem feitas. Caso surja alguma pergunta que você não saiba a resposta, o melhor a fazer é dizer que não sabe, ao invés de tentar enrolar a banca.

Lembre-se de que você foi quem todas as referências, fez todas as pesquisas e teve as ideias para a discussão. Isso significa que você é a pessoa mais sabe sobre o assunto e sobre o que foi produzido. Portanto, não entre em pânico.

PRECISA DE AJUDA PARA MONTAR SUA APRESENTAÇÃO? ENTÃO CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (2)

Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Responder

[…] Saiba também sobre apresentação de TCC […]

Responder